Navegação e ferramentas de busca seguras para crianças

11-11-2010 08:29

Tenho ressaltado todas as coisas incríveis que a internet disponibiliza para as crianças: acesso à muita informação e diversão e a possibilidade de comunicação em tempo real com outras crianças em qualquer lugar do planeta, possibilitando aprendizados e vivências inimagináveis até poucas décadas atrás. No entanto, a rede também tem seus riscos. Como território livre que é, na navegação sem supervisão, as crianças estão expostas a todo tipo de pessoas e conteúdo, que podem ser uma ameaça à sua integridade e segurança.  E para lidar com isso, existem filtros, aplicativos e claro, o bom e velho diálogo entre pais e filhos.

Para quem precisa de informações detalhadas, dados e dicas de segurança, a McAfee desenvolveu um material bem interessante, direcionado a familiares de crianças e adolescentes usuários da rede, que pode ser baixado em pdf nesse link aqui.

Outro material muito bacana é o Guia para o Uso Responsável da Internet que a GVT elaborou como material de apoio para professores, com ilustrações fofas e linguagem bem acessível, disponível pra download no site.  Aliás, o site todinho é muito bacana e tem opções de navegação diferenciada para crianças, pais e professores, além de dicas, jogos, vídeos, histórias em quadrinhos e outras coisinhas que crianças adoram.

 

 

Foi trocando informações sobre a segurança das crianças na internet com outros pais que conheci o Kidux, software que permite o monitoramento da atividade das crianças na rede. É bem verdade que não me agradava tanto a idéia de monitoramento, mas de um trabalho direcionado aos pais e educadores de alunos do ensino fundamental, para que estes possam orientar as crianças quanto ao uso seguro e otimizado da internet, conscientizando para os possíveis riscos que ela traz. No entanto, o Kidux foi a ferramenta que melhor atendeu às minhas necessidades. Trata-se de um aplicativo de segurança que deve ser instalado no computador que a criança costuma usar e que permite aos pais supervisionar, mesmo de longe, a atividade dos filhos na internet: sites visitados, downloads e bate-papos no msn, além de possibilitar o bloqueio de conteúdo impróprio e até restringir os horários de uso.  Para ter acesso à tudo isso basta fazer login no site, de qualquer computador - podendo, inclusive, visualizar a tela da página que está sendo acessada pela criança, em tempo real.

Tem também navegadores especialmente pensados para crianças, como o KidZui. Meu filho e eu achamos este o máximo, porque além de ter uma interface super divertida e intuitiva, a criança pode criar um avatar customizável, com suas características e vários acessórios engraçados e interagir com outras crianças, em uma espécie de rede social dos usuários. O portal disponibiliza vários recursos bem úteis, como uma central de ajuda para fazer deveres de casa e pesquisas. Tudo muito bacana, mas como não existe uma versão disponível em português, fica difícil pros nossos pequenos usufruirem de todas as funcionalidades. É possível baixar a versão trial no site e utilizar gratuitamente por 30 dias.

Existem outras soluções de segurança para o uso da rede por crianças, mas quase todas em inglês. E o problema aqui vai além da capacidade dos pais em terem compreensão do idioma do programa, porque todos os recursos e filtros de conteúdo que estes possam ter estarão em um idioma estrangeiro, na maioria dos casos, o inglês, mas se as crianças não buscam por conteúdo em inglês, esses filtros não serão nada eficientes.  

Os filtros nas ferramentas de busca não funcionam mais. E muitos pais com quem conversei sequer sabiam que eles existem ou como usá-los. Na minha opinião, o Google não é uma ferramenta de busca segura pra crianças. Experimentem digitar, por exemplo, a tão aparentemente inocente palavra "melancia" e terão como primeiros resultados, a mulher melancia em trajes sumários.  Sendo que este está longe de ser o pior resultado de busca que crianças podem ter. Sem qualquer intenção, é muito possível que uma criança possa chegar a sites de conteúdo impróprio, mesmo que não estejam buscando por isso, porque os filtros não funcionam nesse caso... Existe uma infinidade de conteúdos impróprios com tags absolutamente inocentes. 

Por sugestão do Leandro Cruz, um dos desenvolvedores do Kidux, cheguei à busca do portal  do Colégio Positivo, desenvolvida para os alunos, com conteúdo em português. Além da ferramenta de busca tradicional, a página também dispõe de um espaço para as crianças postarem perguntas, que podem ser respondidas por professores ou mesmo por outros alunos, estimulando o compartilhamento de informações, a exemplo do que acontece na Wikipedia.

Existem outras ainda, específicas para o público infantil, mas com conteúdo em outros idiomas, em geral em inglês, ou seja, não resolvem nosso problema. Fico torcendo pra que criem alguma em português o quanto antes. Por enquanto, não tenho urgência de uma ferramenta de busca assim porque posso estar ao lado do meu filho boa parte do tempo em que ele está conectado, e dessa forma, orientá-lo e investigar os interesses que ele tem – em grande parte por jogos e sites que considero sensacionais. Mas sei que logo, logo, a busca do Colégio Positivo não será mais satisfatória pra ele, assim como sei, que em algum momento ele vai desejar um pouco mais de autonomia e não vai me querer por perto o tempo todo orientando suas buscas e supervisionando suas descobertas...